Cobertura vacinal contra o HPV para adolescentes está baixa em Dracena

Segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro a agosto de 2017 e 2018, foram imunizadas 352 e 284 pessoas, respectivamente, apresentando uma queda de 19,31%.

Publicado em: 11/09/2018 10:09
Dose da vacina contra o HPV é encontrada de forma gratuita no SUS: em Dracena no Postão (Foto: Lucas Mello/Arquivo JR)

Dose da vacina contra o HPV é encontrada de forma gratuita no SUS: em Dracena no Postão (Foto: Lucas Mello/Arquivo JR)

O Ministério da Saúde lançou na última terça-feira, 4, a Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a vacinação dos adolescentes contra o vírus do HPV.

Segundo o Ministério, mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros entre meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem procurar os postos de saúde para receber a dose da vacina, sendo completa quando aplicada as duas doses no intervalo de seis meses. 

A expectativa é de vacinar 9,7 milhões de meninas e 10,8 milhões de meninos. Para garantir a vacinação deste público, o Ministério da Saúde investiu R$ 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas. A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.

Em Dracena, segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro a agosto de 2017 e 2018, foram imunizadas 352 e 284 pessoas, respectivamente, uma queda de 19,31%.

Ainda conforme a Secretaria, a falta de procura e recusa por tomar as doses são alguns dos motivos que apontam para a menor procura.

A vacina contra o HPV está disponível de forma gratuita na sala de vacinação do Centro de Saúde I “Dr. Takashi Enokibara” (Postão) de segunda a sexta das 7 às 15 horas.

A vacina disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente que confere proteção contra os tipos de HPV.

É importante ressaltar que a vacina não protege contra todos os tipos de HPV e mesmo recebendo a imunização, é necessário o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização do exame papanicolau (preventivo do colo uterino) regularmente ao iniciar atividade sexual.

O objetivo da vacinação contra os vírus é a prevenção do câncer, tais como: colo uterino, vulva, pênis, vagina, região anal e orofaringe.

VÍRUS

O HPV (Papiloma vírus humano) é um vírus muito contagioso capaz de causar lesões de pele e mucosa e está associado a presença de vários tipos de câncer, por exemplo: colo uterino, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe). A principal forma de transmissão é por via sexual. Foram descritos mais de 150 tipos diferentes de HPV, porém 12 tipos deles são de alto risco oncogênicos, por exemplo: os tipos 16 e 18 e os demais são de baixo risco oncogênico, por exemplo: os tipos 6 e 11 que estão associados a verrugas genitais.

 

Por Carlos Volpi Da Redação

Portal Regional



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.