Como clarear o cabelo em casa

Veja quais ingredientes realmente funcionam para clarear o cabelo em casa naturalmente e saiba mais benefícios

Publicado em: 17/08/2020 08:08
Como clarear o cabelo de forma natural - Foto: Pinterest

Como clarear o cabelo de forma natural - Foto: Pinterest

Conseguir tonalidades mais claras nos fios não é tão simples, principalmente para quem nasceu com cabelos escuros. Assim, muitas pessoas buscam alternativas caseiras com intuito de clarear os fios.

No entanto, nem todos os ingredientes caseiros funcionam. Por isso, separamos os ingredientes mais utilizados nas madeixas para explicar seus benefícios e desvendar se ele tem ação clareadora. Confira abaixo.

Leite para clarear o cabelo
Muitas pessoas acreditam que o leite clareia o os fios, principalmente em contato com o sol. Mas a verdade é que ele não tem poder clareador no cabelo, por isso não é indicado para essa finalidade.


No entanto, o leite tem benefícios para os cabelos, mas é necessário saber usá-lo ao seu favor. "Ele melhora o aspecto de frizz dos fios devido à gordura. Pode-se umedecer as madeixas em leite integral e deixar agir por 20 minutos e após lavar e enxaguar bem", recomenda a tricologista funcional Valine Alencar, membro da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).


Limão para clarear o cabelo
Outro ingrediente muito usado para o clareamento dos cabelos é o limão. Assim como o leite, as pessoas costumam usá-lo nos fios e ficar em contato com o sol.

Porém, segundo a tricologista, o limão contém compostos fotossensibilizantes chamados furocumarinas, que quando estão em contato com o sol aumentam a sensibilidade do cabelo para a radiação UV e a luz visível.

Portanto, não é indicado para os fios, nem para obter efeito clareador. "O limão provoca ressecamento e elasticidade no cabelo. Além disso, também pode irritar ou até queimar o couro cabeludo", ressalta a especialista Valine Alencar.

Vinagre para clarear o cabelo
O vinagre é utilizado em diversas receitinhas caseiras, a fim de beneficiar os cabelos. Ele pode até dar um leve efeito clareador nos fios, mas deve ser usado com moderação.

A tricologista Valine explica que quando usado em excesso, pode causar quebra dos fios em longo prazo. "O mais indicado é o vinagre de maçã e se possível o orgânico. Ele produz um efeito rápido de fechamento das cutículas dos fios, além de promover muito brilho", recomenda.

Coloque duas colheres de vinagre de maçã em 300 ml de água. Aplique a solução nos cabelos e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue bem.

Camomila para clarear o cabelo
A camomila é um ingrediente clássico para quem busca ação clareadora nos cabelos. Ela é indicada para quem possui cabelos naturalmente mais claros, como loiro-castanho e castanho amarelado, pois podem trazer melhores resultados.

A tricologista indica para usar nas madeixas 1 xícara de flores secas de camomila para 500 ml de água fervente. Adicione as flores secas de camomila à água fervente, tampe a panela e deixe até esfriar, cerca de 1 hora. Depois, umedeça todo o cabelo com a solução, deixando agir entre 20 a 25 minutos.

Mel para clarear o cabelo
Ao contrário do que muitos acreditam, o mel não clareia o cabelo. A especialista Valine Alencar esclarece que, na verdade, ele acidifica os fios, pois contém peróxido de hidrogênio em sua composição.

Apesar disso, é um ingrediente natural muito bom para condicionar os fios, mas deve ser usado com cautela. "A longo prazo ele pode alterar o pH dos fios", explica a tricologista.

Para se beneficiar de seu efeito condicionante, basta aplicar em um recipiente três colheres de sopa de mel, com duas colheres de sopa de máscara hidratante. Misture até ficar homogêneo. Aplique nos cabelos e deixe agir por 20 minutos. Em seguida é só lavar e enxaguar bem.

Canela para clarear o cabelo
A canela é uma opção de ingrediente com ação clareadora e auxilia no crescimento dos cabelos. Mas, assim como outros ingredientes, citados acima, não deve ser usada com frequência.

A tricologista Valine Alencar indica misturar uma colher de sopa de canela em pó com duas colheres de sopa de máscara hidratante. Aplique nos cabelos e deixe agir por 20 minutos. Após esse tempo, lave e enxague bem os cabelos.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.