4 maneiras de fazer alongamento de coluna sem sair de casa

Em tempos de quarentena, é importante continuar alongando a coluna para manter a mobilidade dessa região do corpo

Publicado em: 17/08/2020 08:08
Foto: Fizkes/Shutterstock

Foto: Fizkes/Shutterstock

A pandemia do novo coronavírus levou muitos de nós a se auto-isolar e praticar o distanciamento social. Isso significa que teremos de passar mais algum tempo em ambientes fechados - longe das academias e locais de exercícios.

No entanto, isso não é desculpa para negligenciar a nossa saúde. Exercitar-se em casa e conservar (ou desenvolver) um estilo de vida ativo é uma parte importante para manter o corpo e a mente saudáveis, garantindo até mesmo uma melhor resposta imunológica de nosso organismo.

Nesse sentido, muitas pessoas já começaram a praticar exercícios em casa, com o auxílio de videoaulas pelas mídias sociais. Porém, a maioria dos praticantes de atividades físicas subestimam a importância de fazer alongamentos e, em especial, os de coluna.

Alongar a coluna é muito importante, pois faz parte de um programa de exercícios que ajudam a manter a mobilidade dessa região do corpo. Além disso, é uma ação primordial para as pessoas que têm problema de coluna - não somente para minimizar as dores, mas também para evitar que algum problema piore ou tenha quadros agudos.


Pensando nisso, reuni alguns tipos de alongamento para a coluna que você pode fazer dentro de casa. Dessa forma, seus treinos serão ainda melhores e mais seguros. Confira a relação a seguir:

Alongamento para a coluna
Trapézio superior

Em posição sentada, ponha sua mão esquerda sobre a cabeça, encoste o queixo no peito e vire a cabeça para o sentido contrário ao ombro da mão que está pressionando a cabeça. Mantenha essa posição por 30 segundos e depois repita do outro lado.


Alongamento deitado
Deite-se no chão com as costas alinhadas e abrace os joelhos. Você pode iniciar alterando cada perna, segurando o joelho na altura do peito por 30 segundos, ou abraçando ambos e relaxando a cada 30 segundos.

Alongamento da serpente
Consiste em deitar de barriga para baixo, com o peito do pé virado para baixo. Posicione as mãos à frente dos ombros e gentilmente tente levantar a região das costas, inclusive a cabeça, empurrando o solo com as mãos. Lembre-se de contrair os quadris e as coxas devem permanecer em contato com o chão. Faça esse alongamento por 30 segundos e depois relaxe.

Respeite seus limites
O mais importante no alongamento, seja onde for, é respeitar os limites do seu corpo. Lembre-se de nunca forçar as articulações. O objetivo é alongar a musculatura e não causar lesões no corpo.

É importante também, caso você já tenha alguma lesão, buscar um profissional - ainda que por videochamada - que oriente a maneira correta de realizar cada alongamento e qual é o melhor alongamento para você.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.