Cortar o cabelo faz crescer? Veja se o corte é importante

Veja se cortar o cabelo evita queda e o que fazer no caso de crescimento lento dos fios

Publicado em: 11/10/2019 03:10

A maioria das pessoas acredita que cortar os cabelos acelera o crescimento deles. Mas, isso procede mesmo? Não! Na verdade, o cabelo cresce em média um centímetro por mês.

Ou seja, cabelos saudáveis, com bulbo piloso nutrido, sem comprometimento hormonal, nutricional e sem tricoses ou alguma patologia, possuem um crescimento padrão de 0,35 milímetros por dia e têm uma leve variação em cada região do couro cabeludo.

Essas variações geralmente são pequenas e dependem do metabolismo de cada um e da fase do ciclo na qual se encontra o fio. Com relação à aceleração do crescimento, existem tratamentos que possibilitam aumentar sua rapidez, mas não estão relacionadas ao corte periódico dos fios.

Cortar os cabelos resulta em renovar, modernizar ou embelezar o look ou manter o corte já adotado. Ele ainda pode desempenhar a função de ajudar a remover ou atenuar as pontas duplas e ressecadas, mas não necessariamente tratá-las na origem do problema.


Vale salientar que o mecanismo de controle de crescimento dos cabelos é muito sensível, pois o cabelo nasce no folículo piloso, logo não adianta cortar somente as pontas. Por isso, o corte não influencia nem é determinante no crescimento deles.

Cortar o cabelo evita queda?
Outro mito que ronda as cabeças é acreditar que cortá-los regularmente evita a queda. Como citado, o corte modifica o visual, mas não influi em nada na queda. Na verdade, os fios são um pouco mais grossos na base do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do apará-los.

Porém, é comum desejar apressar esse desenvolvimento dos cabelos ou então achar que ele não está crescendo da maneira como deveria. Então, se apela para o corte achando que vai resolver a questão.

Também existe o fato, que costuma passar despercebido, de que muitos dizem que os cabelos não crescem, mas cortam um ou dois dedos de cabelo mensalmente, isto é, retira o total do crescimento correspondente aquele período. Logo, o mais aconselhado seria aparar as pontas de 3 em 3 meses.

Como fazer o cabelo crescer rápido
Entretanto, se observar que o cabelo está com dificuldade real de crescer, o primeiro passo é checar se há algum problema de saúde. Busque um especialista para analisar se o cabelo não cresce por estar sendo tratado de forma errada que o leve a quebrar ou ficar danificado.

Mas, é essencial destacar que ao contrário do que se imagina o cabelo não cresce invariavelmente do mesmo modo durante toda a vida. Ele obedece a um processo cíclico, que alterna etapas mais longas de crescimento ativo e períodos curtos de repouso total. São as chamadas fases de crescimento do pelo que são classificadas em: Anágena (fase de crescimento), Catágena (fase de caminho para o repouso) e Telógena (fase de repouso).

O que ocorre é que o couro cabeludo apresenta simultaneamente todas estas fases. Quanto à velocidade do crescimento dos cabelos, dependerá da atividade micótica de sua matriz para determinar a agilidade do seu crescimento. Contudo, é importante ressaltar que determinados autores mencionam a diminuição da velocidade de crescimento dos cabelos na alopecia androgenética, relatado nos casos daqueles que herdam este problema.

Além disso, dietas restritivas, cirurgias bariátricas, desnutrição, anemias, drogas citostáticas em baixas doses, doenças de origem inflamatória que acometem o bulbo, síndrome de queda anágena, demonstram significativa desaceleração na atividade do crescimento.

Outros fatores podem interferir no processo de crescimento dos cabelos, como, problemas circulatórios, hereditariedade e deficiência de certos elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos).

Também existem patologias que afetam diretamente no crescimento dos cabelos e que devem ser tratadas por um especialista, como, por exemplo, o hirsutismo. Consulte, portanto, um endocrinologista para verificar se há alterações hormonais.

Para tratar problemas de crescimento dos cabelos é recomendado realizar o uso de laser capilar assim como tratamentos terapêuticos que utilizam ativos que estimulam, oxigenam e nutrem melhor o bulbo e o fio, para que cresçam mais saudáveis e fortes.

O tratamento injetável oferece os nutrientes e vitaminas diretamente ao redor do bulbo capilar, otimizando a absorção desses nutrientes tão importantes para o bom desenvolvimento do folículo.

Procedimentos realizados na Tricologia ainda atuam na limpeza profunda do couro cabeludo, o que, permite uma renovação celular mais profunda e rápida.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.