Tratamentos online podem aliviar sintomas da depressão, diz estudo

Apesar da eficácia, é recomendável que pacientes depressivos continuem frequentando a terapia presencial

Publicado em: 19/12/2018 10:12

A busca por tratamentos eficazes que combatam à depressão é constante por pacientes e cientistas. E um dos métodos que prometem ao menos reduzir os sintomas do distúrbio encontram-se na internet. E por mais que a intervenção online seja polêmica, dividindo a opinião de especialistas, um novo estudo afirma que tratamentos no computador são confiáveis.

Para comprovar a eficácia da terapia online, pesquisadores da Universidade de Indiana analisou 21 estudos sobre o tema, o que resultou em uma base de dados com 4,781 participantes. O foco do estudo era analisar aplicativos que usavam psicoterapia cognitiva comportamental para tratar os usuários, isto é, uma linha da psicologia que busca modificar padrões de comportamento nocivos aos pacientes.

Resultados
Os cientistas descobriram que os tratamentos online podem reduzir os sintomas da depressão em todos os tipos de paciente, mas deve ser realizado em sites confiáveis. Uma das vantagens desse tipo de intervenção psicológica é o baixo-custo, tornando o auxílio emocional mais acessível.

"Esta análise não significa que você deve parar de tomar seus medicamentos e instalar o primeiro aplicativo de terapia online que ver", afirma Lorenzo-Luaces, autor do estudo, em entrevista ao DailyExcelsior. Segundo o especialista, a terapia presencial e os antidepressivos ainda são mais eficientes, entretanto, o tratamento online pode oferecer alívio em momentos de dor.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.