Hora do dia influencia forma como corpo reage ao estresse

Estudo descobriu que corpo responde com mais hormônio cortisol quando estresse acontecia pela manhã

Publicado em: 19/12/2018 11:12

Nosso corpo vai se ajustando a cada situação que passamos ao longo do dia. Quando vivenciamos uma situação estressante, por exemplo, o corpo se adapta de algumas maneiras para enfrentá-la. Um estudo comparou os níveis de resposta hormonal (que resulta na liberação do hormônio cortisol) e de batimentos cardíacos a uma situação de estresse pela manhã e pela noite. Os pesquisadores descobriram que, apesar de não haver diferença na mudança dos batimentos cardíacos entre os períodos do dia, pela manhã o corpo liberava mais cortisol (ou seja, respondia melhor).

O estudo foi feito na Universidade Hokkaido, no Japão. Os 27 participantes foram submetidos a uma espécie de prova estressante pela manhã ou pela noite, enquanto uma pulseira media seus batimentos cardíacos. Os níveis de cortisol foram monitorados através de amostras de saliva recolhidas a cada duas horas durante um dia inteiro e, depois, no dia do exame.

Os participantes que receberam o teste de estresse pela manhã tinham níveis de cortisol mais altos em sua saliva, enquanto aqueles que receberam o teste da noite não tiveram tamanha alteração. Por outro lado, não houve diferença significativa entre as frequências cardíacas pós-teste medidas em ambos os grupos, sugerindo que o sistema nervoso simpático (que regula os batimentos) pode ser menos influenciado pelo horário.

É como se, pela manhã, tivéssemos o chamado eixo hipotálamo-pituitária-adrenal, relacionado à síntese do cortisol, mais à nossa disposição.

O estresse faz parte da vida, mas quando ele atrapalha nosso cotidiano, é necessário buscar maneiras de amenizá-lo. Nesta matéria, explicamos nove estratégias para lidar melhor com o estresse.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.