10 mudanças BEM simples que te farão perder peso sem sacrifício nenhum

Publicado em: 05/11/2018 03:11

Não existem fórmulas mágicas para perder peso mas sim um conjunto de ações que garante emagrecer com saúde. Para muitas pessoas, dietas e planos alimentares podem ser difíceis de serem mantidos por longos períodos. Outras não encontram tempo para praticar exercícios físicos regularmente.

Nestes casos, é possível perder peso sem fazer nada? Na verdade sim: estudos mostram que existem métodos que ajudam no controle de peso e podem facilmente serem realizados por qualquer indivíduo.

Como perder peso sem esforço

 

1. Escolher alimentos saudáveis
Eleger alimentos como proteínas e fibras para o cardápio diário contribui com a manutenção do peso. A proteína pode aumentar a sensação de saciedade e retardar a fome. Já as fibras ampliam o tempo de trânsito alimentar e absorção dos nutrientes pelo intestino, prevenindo inclusive problemas de constipação.

Existem maneiras simples de incluir esses alimentos na dieta, como adicionar uma colher de sopa de sementes de chia nas refeições, incluir grãos integrais, frutas e verduras no menu.

 

2. Investir nos probióticos

Probióticos são bactérias benéficas para a digestão, que podem influenciar no controle de peso e massa magra do corpo. Pesquisas científicas sugerem que os probióticos ajudam a prevenir e controlar a obesidade. Eles podem ser encontrados em uma variedade de alimentos fermentados, como nos iogurtes, por exemplo.

 

3. Dormir mais e melhor

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e manutenção do peso. A falta de sono interrompe a produção de hormônios importantes que estão diretamente ligados ao metabolismo do corpo.

 

4. Reduzir o estresse

Níveis elevados de estresse também prejudicam o equilíbrio hormonal do corpo. Quando uma pessoa está estressada, há produção de glicocorticoides, que podem aumentar o apetite e levar ao ganho de peso. Além disso, muitas vezes esse distúrbio causa compulsão alimentar. Para diminuir o estresse, nada melhor que fazer exercícios, reduzir a ingestão de cafeína e passar mais tempo ao ar livre.

 

5. Ingerir fontes de vitamina D

Pesquisas revelaram que pessoas com baixos níveis de vitamina D no sangue estão mais propensas à obesidade. A falta deste tipo de vitamina também pode trazer outros problemas de saúde, como osteoporose, depressão e ansiedade. Para obter vitamina D, é preciso tomar sol regularmente e ingerir alimentos como peixe e ovos.

 

6. Comer pequenas porções

Pode parecer estranho, mas dividir uma refeição em pequenas porções ajuda na saciedade. Foi o que descobriu um estudo que fracionou alimentos em três ou seis porções e descobriu que o nível de satisfação dos participantes era maior desta maneira. A ideia é dividir um almoço, por exemplo, em entrada,prato principal e sobremesa, em vez de colocar tudo de uma vez em um só prato.

 

7. Cortar as bebidas açucaradas

Um estudo britânico relacionou o consumo regular de bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente com maior gordura corporal em crianças. A dica é deixar os refrigerantes de lado e optar por alternativas saudáveis, como água saborizada, chá de ervas, sucos de frutas, entre outros.

 

8. Fazer lanches mais saudáveis

Os petiscos e lanchinhos entre as refeições estão relacionados ao ganho de peso excessivo. Especialmente quando estes snacks incluem alimentos gordurosos e pobres em nutrientes. Já os lanches saudáveis e caseiros podem aumentar a saciedade e reduzir o número de calorias ingeridas durante as refeições. Estes snacks incluem iogurte, frutas como maçãs, bananas e laranjas, nozes, castanhas, damasco, entre outros.

 

9. Mastigar mais

A mastigação é o início do processo de digestão e, por isso, é fundamental o indivíduo saborear o que está comendo. Esse tempo “extra” é suficiente para prolongar a refeição e reduzir quantidade de alimentos consumida. Além disso, é importante comer com consciência e estar sempre atento aos sinais de que o corpo está satisfeito.

 

10. Ter refeições em família

Apostar em uma refeição saudável com a família também desempenha um papel fundamental no controle de peso. Tomar café da manhã, almoçar ou jantar em casa pode reduzir a ingestão de gordura e açúcar. Os pais ou cuidadores que preparam refeições equilibradas e nutritivas para as crianças também passam esses hábitos positivos para eles.



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