Você consegue notar no seu corpo os sinais do estresse

Publicado em: 05/11/2018 03:11

O estresse é algo que vem se tornando cada dia mais comum na vida das pessoas. Seja por excesso de responsabilidade, preocupações ou correria com compromissos. Longe de ser algo inofensivo, o estresse acarreta uma série de consequências – tanto psicológicas, como físicas. Para além, disso é possível sentir o estresse no próprio corpo e não apenas com a irritabilidade e ansiedade que lhe são característicos.

O que acontece com o corpo estressado?

A psiquiatra e psicoterapeuta Elizabeth Zamerul Ally, explica que o nosso organismo reage a momentos de tensão ou ameaça ativando o seu estado de alerta. Isto promove reações bioquímicas no nosso corpo com o intuito de nos salvar de um perigo iminente. Dentre estas reações estão a produção e liberação de neurosubstâncias – adrenalina e cortisol, por exemplo – que dilatam vasos sanguíneos de órgãos vitais do corpo para conseguir preservá-los na situação de risco, e como consequência diminuem a circulação em locais menos importantes.

Além disso, algumas destas neurosubstâncias também aumentam a glicemia e transformam a gordura do corpo em energia disponível para ser usada. O problema acontece quando esta liberação de hormônios é reincidente. A longo prazo ela aumenta o risco de problemas cardíacos, reduz a produção de insulina do corpo e ainda afeta o sistema imunológico – o que deixa o organismo vulnerável a micro-organismos maléficos.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.