Como você pode ajudar uma pessoa que está passando por uma crise de ansiedade

Publicado em: 29/10/2018 11:10

Quem convive com uma pessoa que sofre crises de ansiedade sabe que os sintomas provocados pela doença não afetam somente o paciente, mas também todos os que estão ao redor e acompanham o problema, já que a condição pode transformar a dinâmica de um lar.

Além do tratamento com terapeutas e até medicamentos, o indivíduo que sofre de ansiedade pode experimentar grande melhora quando recebe apoio de familiares, amigos e parceiros. 

A compreensão do problema por pessoas próximas é fundamental para superar a condição.

Como ajudar uma pessoa que sofre de ansiedade

O primeiro passo é ter paciência e ouvir o que o paciente tem a dizer. Conhecer e respeitar suas dificuldades e dores, sem minimizar ou desvalorizar a condição, é importante em todo o processo. 

Mas tenha em mente, por exemplo, que o transtorno afeta os pensamentos e as ações da pessoa, que não pode ser responsabilizada pelos sentimentos ruins involuntários.

Incentive sempre o diálogo aberto e demonstre apoio de forma clara e objetiva, ou seja, em vez de apenas dar conselhos simples na tentativa de acalmar a pessoa, se ofereça para acompanha-la em consultas médicas ou adote comportamentos que aliviam a ansiedade dela.


Cuide da pessoa de forma afetuosa, sem parecer que está realizando um trabalho ou uma obrigação e tente não se deixe levar por possíveis comportamentos agressivos ou de rejeição do paciente. A pessoa em uma crise de ansiedade pode, mesmo sem perceber, estar “testando” seu amor e suas intenções.

Evite ainda fazer cobranças por melhoras ou pressionar por determinadas atitudes, que podem piorar a situação e não desista de ajudar, mesmo quando as tentativas de auxílio parecem não surtir efeitos imediatos. 

Faça com que a pessoa entenda que precisa de ajuda e que você está por perto quando ela precisar, transmitindo segurança e atenção.

Por fim, lembre-se também de cuidar de si mesmo. É preciso se manter forte para conseguir ajudar uma pessoa com crise de ansiedade. 

E como não é nada fácil lidar sozinho com a situação, procure conversar com amigos, familiares próximos ou mesmo um profissional para ajudar no processo.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.