Gripes e resfriados: especialista dá dicas para prevenir e combater os problemas

Prevenção deve ser feita durante todo o ano e não somente nas épocas mais frias e secas

Publicado em: 20/06/2018 09:06

Com a chegada da temporada outono/inverno, a temperatura fica mais fria e o ar mais seco, cenário perfeito para que gripes, resfriados e alergias comecem a aparecer. Porém, não é só nessa época que esses problemas de saúde acontecem. Fatores como poluição e ácaros colaboram para o aparecimento dos quadros em outras estações do ano. Por isso, os cuidados preventivos devem ser feitos diariamente

A otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP, explicou no Minha Vida Ao Vivo como hábitos simples podem combater e prevenir gripes e resfriados em adultos e crianças. O live, transmitido na página do Facebook do Minha Vida, foi oferecido pela Libbs Farmacêutica.

Minha Vida: Como a gente pode prevenir tanto gripe quanto resfriado em crianças e adultos?
Maura Neves: É aquela velha história que todos os médicos repetem: tem que se alimentar bem, tomar vacina e beber bastante água. Essas são orientações gerais, ou seja, todo mundo vai ter que fazer - tanto crianças quanto adultos. Inclusive, a vacina da gripe também é muito importante. Quem não tomou, por favor, tome. Além de se proteger, você protege o outro.


Agora, quando a gente pensa nas crianças, elas vão ter mais infecções do que os adultos. A criança, até por volta de quatro anos de idade, terá, em média, de seis a oito, às vezes até 11, infecções no ano. As mães devem pensar: ela vai ficar doente todo mês? Vai porque é um sistema imunológico que está em formação, criando anticorpos.

O que fazer além de tudo isso que a gente falou? Não dá para colocar a criança em uma bolha. Existem muitos trabalhos que mostram alguns mecanismos simples, mas o principal deles é lavar o nariz com soro fisiológico. Só a lavagem nasal já ajuda a prevenir essas gripes e resfriados. Quando você está com a gripe e faz a lavagem, ela ajuda a melhorar esse quadro gripal, ou seja, usar o soro fisiológico como mecanismo para ajudar no tratamento é fundamental porque ajuda prevenir essas condições.

Minha Vida: O que é o "Ciclo da Saúde Nasal"? Qual a diferença da limpeza e da hidratação nasal?
Maura Neves: Quando você pensa no dia a dia, a gente vê a lavagem nasal como algo que tem que entrar na sua rotina diária, por conta desses benefícios que ela traz, já que vai prevenir gripes e resfriados. Mas existem milhares de outros poluentes que inalamos porque vivemos em cidade grande. Então, para prevenir isso, a gente imagina que você faça uma limpeza nasal e, na sequência, consiga fazer uma hidratação nasal.

Isso porque temos situações no nosso dia a dia que são inerentes, que vão secar o nariz. As pessoas dizem: "mas minha avó não tinha isso". Tudo bem, mas possivelmente ela não ficava no ar-condicionado como a gente fica, não tinham tantos carros quando ela morava na cidade, ou seja, são condições ambientais que mudaram muito e que vamos ter que nos adaptar. Então, fazer esse ciclo é tentar manter a saúde nasal como um todo, ajudar o nariz a se proteger.

Minha Vida: Com o tempo seco, a saúde respiratória também fica mais suscetível a desenvolver esses problemas?
Maura Neves: Sem dúvida alguma! No tempo seco temos uma condição climática que é adequada, é ideal para transmitir vírus. A gente tem o esfriamento do tempo, uma concentração de poluentes e dispersão maior de vírus. Além disso, as pessoas ficam mais juntas, abrem menos a janela, ficam mais aglomeradas e, com isso, transmitem mais gripe e resfriado.

As estações outono e inverno são realmente mais preponderantes para a gente ter quadro infeccioso, por isso a vacina vem justamente nessa época, também para ajudar a prevenir.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.