Musculação: 8 coisas que você precisa saber

Especialistas respondem as dúvidas mais frequentes de nossos leitores

Publicado em: 02/05/2018 10:05

O número de praticantes da musculação tem crescido constantemente nas academias de todo o país. Porém, algumas dúvidas ainda assombram os treinos até mesmo daqueles que se exercitam há mais tempo. Pensando nisso, reunimos 8 dúvidas muito frequentes no nosso canal Pergunte ao Especialista, onde leitores enviam sobre perguntas, que são respondidas por especialistas Minha Vida. Confira as principais sobre musculação:

1. Treinar em jejum faz bem?
Em hipótese alguma pratique qualquer atividade física em jejum ou após longos períodos sem ingestão de alimentos. O organismo precisa que a glicemia (açúcar disponível no sangue) esteja em níveis normais para utilizar a gordura corporal como fonte de energia. O jejum, por outro lado, estimula o organismo a usar a proteína, fonte de massa magra (músculos). E água, não esqueça da água! Mais de 70% do corpo é água e suas células precisam dela. Aline Chrispan, educadora física.

2. Treinar com roupas pesadas para transpirar mais ajuda a emagrecer?
Transpirar não emagrece, transpirar é um mecanismo de resfriamento corporal devido ao aumento da temperatura corporal exigido pelo esforço do exercício. A água perdida no suor é recuperada quando ingerida novamente. Não transforme seu exercício em uma experiência desagradável e que pode causar queda de pressão, desidratação e mal-estar. Use roupas leves, tênis e meias.

Algumas áreas como parte interna de coxas, mamilos e axilas podem sofrer lesões com o atrito, então, procure usar um short justo por baixo do calção esportivo de sua escolha e evite regatas. Vaselina sólida pode ser uma estratégia para os pontos sensíveis. Não esqueça o protetor solar e o uso de bonés para os dias quentes. Aline Chrispan, educadora física.


3. Fazer abdominal emagrece?
Qualquer atividade de força, como abdominais, flexões de braço e agachamentos, por exemplo, fortalecem o grupo muscular utilizado no exercício e ajudam a gastar energia de modo geral, mas sozinhos não representam o melhor tipo de exercício para emagrecer. Fazer abdominal treina o músculo que está abaixo da camada de gordura, mas praticá-la sozinha, não fará com que você emagreça. Aline Chrispan, educadora física.


4. É possível alternar exercício aeróbico com musculação?
O exercício aeróbico tem como principal objetivo o condicionamento cardiovascular, além dos efeitos já conhecidos como a diminuição de tecido adiposo (gordura) e liberação de endorfinas (bem estar). Já a musculação, quando bem aplicada, gera efeitos positivos no fortalecimento muscular, protegendo articulações, melhorando postura, equilíbrio e propriocepção. Sendo assim, um programa de treinamento que abrange corrida, bicicleta ou natação associado à musculação monitorada pode ser de grande valia para manutenção da saúde corporal. Thiago Fukuda, fisioterapeuta.

5. Como combinar treino HIIT e musculação para ganhar massa magra?
Temos a opção de fazer no mesmo dia ou em dias alternados, mas tudo depende de qual será o formato do treino hiit e dos grupos musculares utilizados. Já existem estudos que provam a colaboração do hiit para hipertrofia mas é preciso pensar em alguns pontos. Se for um iniciante, não aconselho fazer no mesmo dia da musculação. Caso vá fazer, não aconselho usar os mesmos grupos musculares que serão ativados na musculação. Por outro lado, se for um aluno avançado, pode explorar o hiit como um recurso a mais de aumento de carga/volume no treino do dia. Por exemplo, se vou treinar membros inferiores e nesse dia junto com os exercícios fazer um protocolo de tabata usando o agachamento profundo. Deixo bem claro que tais combinações devem ser estudadas individualmente com um profissional de educação física. Givanildo Holanda Matias, educador físico.

6. É preciso fazer um intervalo entre os treinos?
Para que você tenha um bom rendimento na musculação, é importante, sim, que haja um intervalo de descanso para os músculos. Justamente por essa razão é que os treinos de musculação, por exemplo, são organizados de modo a não sobrecarregarem os mesmos grupos musculares em dias seguidos. Se em um dia você faz exercícios para peito e tríceps, no outro deve fazer costas e bíceps, por exemplo. Os intervalos entre as séries devem ser respeitados, assim como a carga de exercícios. Converse com o seu professor na academia e procure uma alternativa para que o seu treino seja adequado à sua frequência na academia. Caso pratique corrida, evite fazê-la nos dias em que treina pernas e procure correr também em dias alternados. Aline Chrispan, educadora física.

7. Qual idade indicada para adolescentes começarem a fazer musculação?
Os exercícios físicos devem ser sempre supervisionados por um bom educador físico que tenha conhecimentos nas atividades com adolescentes. Exercícios com pesos e de modelagem física só poderão ser indicados para maiores de 15 anos ou se atingiram a maturidade sexual. Crianças menores podem praticar exercícios leves. A musculação nas crianças e adolescentes não deve utilizar máquinas e deve durar no máximo 20 minutos por dia, três vezes por semana. Cargas pesadas, além de sobrecarregar as articulações, hipertrofiam os músculos e isso pode interferir no crescimento. Ana Paula Midori Eyama Imai, pediatra.

8. Musculação é o melhor exercício para quem tem mais de 50 anos?
Pode-se dizer que principalmente a partir dos 60 anos assume-se uma importância cada vez maior. Isso se fosse necessário escolher uma atividade física apenas. Não tiro de forma alguma o valor das atividades aeróbicas e dos exercícios de equilíbrio que também assumem papel importante entre a população mais idosa. Mas a musculatura que mais se perde e a que mais se utilizará ao envelhecer é a trabalhada nos exercícios de musculação. Paulo Camiz, geriátrico.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.