Fazer dieta não requer só força de vontade: seu corpo resiste, por isso é tão difícil

Você já experimentou diversas dietas ao longo da vida, até chegou a perder alguns quilos, mas recuperou o peso ou mesmo engordou mais pouco tempo após o fim do regime? 

Publicado em: 26/03/2018 10:03

Saiba que o drama é conhecido pela maioria das pessoas e nem sempre está relacionado a indisciplina e falta de força de vontade.

Perder peso com dietas é realmente difícil e pode até gerar grande sofrimento por diversos fatores, inclusive biológico, ou seja, seu corpo e seu cérebro resistem ao processo de emagrecimento.

Por que é tão difícil emagrecer?

No caso de dietas restritivas, por exemplo, com grande privação de alimentos e calorias, não só o corpo, mas também a mente sofrerá impacto. No processo, haverá mudanças cerebrais, em especial no centro de apetite, que será desregulado.

A ciência já mostrou que, quando há uma perda rápida de peso, o cérebro se adapta ao momento aumentando o apetite e diminuindo o metabolismo. Neste momento, a força de vontade para emagrecer será anulada pelo poder do cérebro, que não deixará isso acontecer.

Isso porque o cérebro encara o emagrecimento e a falta de recebimento de alimentos como um grande perigo e desenvolve mecanismos de adaptação para proteger o corpo, incluindo a diminuição do metabolismo e o aumento do apetite e da obsessão por comida, justamente para que não corra nenhum risco de perder gordura.

Especialistas em nutrição indicam que escutar o corpo e não obrigá-lo a seguir numa direção que ele não quer é fundamental para a perda e a manutenção do peso, de forma gradativa. Quando forçamos uma situação, através de dieta radicais, por exemplo, o organismo se sente agredido e acredita que estamos correndo perigo.

Além disso, não se pode ignorar fatores como herança genética e o metabolismo individual, que influenciam diretamente na perda e no ganho de peso. Cada indivíduo nasce com uma tendência de corpo que, apesar de poder ser trabalhada, não pode ser desprezada.

O corpo pode – e deve – ser aprimorado, mas de forma natural, saudável e respeitando as limitações de cada um. É importante ainda ter em mente que um corpo em forma não deve ser um objetivo apenas estético, mas sim de harmonização da estrutura individual, que sempre deve ser levada em consideração.

A melhor forma de garantir perda de peso, manutenção da forma, harmonização física e bem-estar mental é priorizar a saúde, consumindo comida de verdade, ou seja, alimentos que vêm da natureza e não da prateleira do mercado, como carne, ovos, grãos, castanhas, legumes e frutas, além de, claro, manter uma rotina de atividades físicas, com exercícios que proporcionem prazer.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.