Limpeza de pele caseira: como fazer passo a passo sem prejudicar pele nem deixar marcas

Publicado em: 16/02/2018 10:02

Para ter uma pele saudável, é essencial lavar o rosto duas vezes por dia, todas as manhãs e todas as noites antes de dormir, não importa onde for. No entanto, o hábito de lavar seu rosto não significa que a sua pele vai ficar limpa também. 

Há grande chance de estar coberta de impurezas invisíveis, decorrentes da poluição e resíduos de cosmética e maquiagem, o que pode prejudicar a saúde da pele. 

Para livrar-se delas, pelo menos uma vez por semana, faça um ritual de esfoliação e tonificação da pele do rosto e leve em consideração algumas dicas.

Dicas para limpeza do rosto

Para começar, evite sabonetes em barra comuns e escolha um produto de limpeza facial que seja suave e concebido para o seu tipo específico de pele.

Nunca seque a pele com a toalha de mão da família. Sua toalha de rosto precisa ser a mais limpa possível, senão poderá transferir bactérias em seu rosto fresco e limpo.

Apenas lave com água morna, nunca com água muito quente ou muito fria.

Temperaturas extremas podem irritar a pele e causar danos.

Esfolie pelo menos uma vez por semana, tempo para renovação das células mortas, resultando em uma pele mais lisa e brilhante. Apenas certifique-se de encontrar um produto abrasivo adequado para seu tipo de pele.

Invista em uma limpeza profissional de vez em quando. Assim como vai a um dentista para limpeza dos dentes, a pele precisa de uma limpeza profunda também. 

A frequência de tratamentos depende do tipo de pele, converse com um especialista.

Seja gentil ao fazer a limpeza ao redor dos seus olhos. A pele nesse local é mais fina e porque pode ficar com marcas irreversíveis, exige cuidado extra.

Passo a passo da limpeza de pele caseira

1. Limpe a pele e remova a maquiagem, usando algodão embebido em demaquilante (um que também possa ser usado na área dos olhos).

2. Lave o rosto, o pescoço e a região próxima ao couro cabeludo com sabonete facial neutro, ou próprio para o seu tipo de pele. Você pode usar a ponta dos dedos ou uma bucha específica. Enxágue com água morna.

3. A esfoliação deve ser feita com um esfoliante suave, especialmente no rosto. Evite produtos com grânulos muito grossos e não faça força ao aplicar e massagear o produto. Espalhe esfoliante, fazendo movimentos circulares, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Enxágue e seque dando suaves batidinhas com uma toalha macia limpa ou lenço de papel.

4. Espirre um jato de água termal, para acalmar a pele, e deixe secar naturalmente. Se não tiver acesso à essa opção, faça um chá de camomila bem concentrado com água mineral e deixe agir, em compressas de algodão embebido da infusão, sobre a pele.

5. Se quiser, uma vez por semana, este é o momento de cobrir o rosto com a máscara facial de tratamento ou hidratação, conforme seu tipo de pele. Aplique e retire conforme as instruções do fabricante.

6. Aplique o tônico facial. Para que a sua pele se mantenha hidratada e se recupere da ação da esfoliação, é essencial fazer a aplicação de uma loção tônica hidratante ou de relaxamento. Mesmo as peles oleosas devem cumprir esta etapa, porém com produtos específicos para seu tipo de pele.

7. Finalize aplicando um hidratante com fator de proteção solar 15 (ou superior). 

Não esqueça que uma pele saudável e bonita só é possível quando for protegida dos raios UV. Também não esqueça de aplicar protetor labial, junto com o FPS no colo e pescoço, todas as vezes antes de sair de casa.

Como evitar marcas na pele

Se você sofre de acne ou não resiste à tentativa de uma limpeza mais profunda para remoção de cravos na frente do espelho, saiba que o hábito pode, sim, lesionar a pele e deixar o rosto marcado.

Para não piorar o quadro de inflamação da acne, transferindo bactérias das pontas dos dedos, cuide com a higiene e comprimento das unhas.

Para evitar cicatrizes ao máximo, antes de seguir para o 3º passo, faça uma compressa quente na área ou use o vapor de uma bacia cheia de água quente, aproximando o rosto por alguns segundos, antes de tentar remover os organismos intrusos. 

O vapor ajuda da água ajuda a dilatar os poros facilitando a limpeza da pele. Neste caso, após a esfoliação, enxágue o rosto com água fria para que a dilatação dos poros diminua.



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

[email protected]



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.